domingo, 24 de julho de 2016

Instalar o Windows 10 ou não?

Você não vai gostar do meu conselho. O Windows 10 é ótimo! Então, não instale!!!

O que aconteceu comigo? No trabalho configuramos dois computadores, um I5 e um I3, mais um notebook com I3 e tudo funcionou corretamente. As três máquinas estão redondinhas e tudo certo.

Mas na minha ilha de edição que é um I7 parrudo, tudo parecia ir às mil maravilhas, até que o alarme de temperatura da CPU começou a disparar, no inverno… Algo de podre. Ventoinha box da Intel, limpa, rotação de manual e lá estava a tempertatura girando em torno de 80 graus, quando o normal desta máquina é 43 graus.

Entrei em pânico, havia programas de TV a renderizar. Bastava começar a renderizar e a temperatura subia para 98  a 100 graus, disparando o alarme e travando a renderização.

SUPERAQUECIMENTO

Percebi então que mesmo com a máquina paradinha sem fazer nada, muitas vezes havia um uso de 14% da CPU, e a temperatura lá em cima. Comecei a procurar na web pessoas com o mesmo problema e achei um monte delas. Máquinas Intel, HP, Dell, Compaq, Sony, todas indiscriminadamente. Muita gente acusano nos foruns da Microsoft e da Intel de haver uma grande cagada no Windows 10 que fazia as CPUs ficarem inutilizadas termincamente.

(atualização em 11/ago/2016) – Uma amiga que tinha instalado o Windows 10 no notebook dela, além de perceber o superaquecimento, disse que o computador parecia mais um helicóptero com a ventoinha girando no máximo o tempo todo. Ainda há pouco, me avisou que detonou o Windows 10 e experimentou a última versão do Ubuntu (Linux) e, sem muitas surpresas, a máquina está veloz e a ventoninha da CPU nem ligou… Então a minha constatação e de meus amigos de que há um bug seríssimo no Windows 10 que pode destruir seu computador por superaquecimento é ABSOLUTAMENTE REAL E VERDADEIRO. Lembre-se de que quanto mais aquecida a CPU mais lento é o computador.

SERVIÇO ESTÚPIDO LIGADO AO SKYPE

Decobri de forma simples que o comedor de CPU e memória era um serviço ligado ao SKYPE. Mas como podia ser, se não tenho o Skype instalado? Procurando na web novamente, vi uma enxurrada de reclamações de gente realmente irada e a Microsoft afirmando que instala e roda este serviço na máquina de todos, mesmo que o usuário não queira o Skype. Se você usa o Windows 10 sem Skype remova este serviço diabólico.

Felizmente, gente mais desesperada que eu usou a opção de reversão para o Windows 7 a partir do Windows 10 e, pasme: a temperatura voltou ao normal. Isso prova, pelo menos para mim e para quem já passou pelo drama, que há uma craca séria no Windows 10 que afeta indiscriminadamente a qualquer marca, mas que afeta apenas a um grupo reduzido de usuários.

Parti para a reversão para o Windos 7 e claro… Não funcionaou. Ok, sem problemas. Uso meu sistema num SSD, os programas estão na nuvem da Adobe e Microsoft então formatar HD e reinstalar é simples e rápido. Voltando então ao Windows 7 o computador estabilizou normal, em seus agradáveis 43 graus.

No notebook Acer de uma amiga minha ocorreu a mesma coisa. Se ainda assim você tentar instalar o Windows 10, primeiro verifique na Internet se há drivers de WIndows 10 para sua placa mãe, senão você pode entrar numa enrascada. Vários tablets que rodam WIndows 8 e 8.1 oferecem a atualização para o Windows 10 e não há drivers para estes tablets. Ou seja, se instalar, está arriscado a não funcionar e não conseguir reverter. Parece que a Microsoft não consegue definir se uma instalação do Windows 8 e 8.1 está num computado ou notebook, ou num tablet para não oferecer a atualização fatal.

Bem, essa é só minha opinião e uma forma simples de você resolver seu problema de superaquecimento da CPU no Windows 10.

Nenhum comentário: