quinta-feira, 28 de julho de 2016

Encontrada garrafa original da Fanta

Na Europa existe uma febre por arquelogia de campos da batalha, feitas por interessados e não-profissionais. Muitas descobertas estão no Youtube. Além de armas, partes de uniformes, equipamentos do dia-a-dia, e muita munição de todos os calibres imagináveis, foram localizados aviões derrubados ou que fizerm pouso forçado, tanques de guerra abandonados na mata por mais de 70 anos e tudo o que se possa imaginar.

fanta garrafa original 1941 escavada em leningrado
Única garrafa conhecida da Fanta original alemã de 1941, encontrada este ano em escavações no campo de batalha de Stalingrado.

E algo que ninguém imaginaria seria essa garrafinha de vidro. A primeira garrafa da Fanta fabricada pela Alemanha nazista. Nenhum colecionador possuia um exemplar. Não havia fotos dela. Apenas cartazes e anúncios de época desenhados. É curioso como a Coca-Cola limpou a Europa e Norte da África de qualquer resquício da sua ex-subsidiária alemã arianizada.

Rapidamente: quando houve o decreto de arianização de empresas alemãs, com a obrigatoriedade de serem dirigidas por membros do Partido Nazista, as empresas estrangeiras que operavam lá, foram nacionalizadas. Por exemplo: a Ford, passou a se chamar Ford Werke; a General Motors, se tornou Opel; e a Coca-Cola ficou como Coca-Cola Deutschland (Coca-Cola GmbH). A empresa se estabeleceu na Alemanha em 1929.

RsbHGRe
Soldados alemães tomando refrigerantes num bar com propaganda da Coca-Cola em meados dos anos 1930. Não dá para identificar as garrafas

Ainda assim, a Coca-Cola alemã continou a receber dos EUA, o composto X, o xarope básico para fazer o refrigerante até meados dos anos 1940. Quando a possibilidade de importação cessou, a Coca foi fabricada até o término do composto X. Para continuar produzindo, os diretores da empresa partiram para uma tentativa de criar um xarope próprio com um mix de cascas de diversas frutas. E o resultado foi a Fanta. Curiosamente havia a possibilidade industrial de até mesmo criar e produzir uma nova garrafa, se bem que muita gente não acreditava nisto, e deve continuar não acreditando.

Two-Fanta-ads-in-German-large
Até agora, estas eram os dois únicos desenhos de época em anúncios da Fanta durante a Segunda Guerra Mundial

Quanto ao nome, a versão historicamente aceita é a de que Max Keith, o presidente da empresa pediu para os diretores usarem a imaginação deles (fantasie, em alemão) e o nome Fanta surgiu quase imediatamente.

Depois da guerra a matriz norte-americana reassumiu as operações na Alemanha e desenvolveu a linha Fanta, aproveitando que era uma boa marca e estava registrada.

A garrafa mostrada neste artigo foi encontrada numa escavação de antigas posições do exército alemão na Batalha de Stalingado, na Rússia, em 1941, e curiosamente sobreviveu aos combates e estas décadas sem nenhum arranhão. Mas foi a única garrafa de Fanta encontrada.

NInguém sabe qual era o sabor da Fanta original da Segunda Guerra Mundial.

africola 1941
Uma das únicas garrafas conhecida da Afri-Cola original alemã de 1941, encontrada este ano em escavações no campo de batalha de Stalingrado.

Mas não a única garrafa encontrada! Havia uma perfeita de Afri-Cola, também, refrigerante do qual pouco se sabe e cuja marca foi inspirada no emblema do Afrika Corps. F. Blumhoffer Nachfolger GmbH, como um rival nacional à Coca-Cola. Continua no mercado até hoje. Há algumas garrafas originais de Afri-Cola em museus.

coca-cola-olimpiada-de-1936-berlin-nazi-pin
Quiosque da Coca-Cola GmbH em Berlim, durante as Olimpíadas de 1936

Nenhum comentário: