terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SNOWDEN, NSA AND YOU

Lá pelo início dos anos 2000 se falava num serviço de monitoramento global de comunicações telefônica e de emails chamado Echelon. A maioria achava que era ficção científica ou que era impossível. Mas vimos que é possível, está sendo feito e dentro da lei. Por que dentro da lei? Porque you, você, permite o monitoramento, por aceitar termos de instalação de softwares gratuitos topo de linha para seus computador e para o seu smartphone (APPs).

Se parar para ler as notas de instalação das principais APPs gratuitas, como Mapas, WhatsApp, Facebook, Twitter, Google Talk, Instagram, lerá que ANTES de vc a instalar, é apresentado ao que ela vai monitorar. Até mesmo APPs de desconhecidos acessam informações privadas. Invariavelmente monitoram: seu livro de endereços, seus torpedos enviados e recebidos, suas chamadas telefônicas, sua localização física (sem a qual os mapas e o GPS não funcionam, e os check-ins nos locais também não), seus emails enviados e recebidos, seus posts. Precisa de mais alguma coisa para monitorar alguém ou a todas as pessoas? Diga você. Foi você quem autorizou cada uma delas. Você não tem direito algum de reclamar estar sendo monitorado ou achar que isto é um absurdo.

Lá pela trigésima página do contrato do WhatsApp, temos em letras maiúsculas: "VOCÊ CONCORDA QUE O USO DO SERVIÇO DO WHATSAPP CORRE INTEIRAMENTE POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO... e segue por mais alguns parágrafos.

Quando caímos para o computador, temos a praga que é o Gmail, Hotmail, Yahoomail e este Facebook, onde nos termos de adesão vc autorizou expressamente o seu próprio monitoramento. Ah... Mas vc só marcou caixinhas dizendo "ok" ou "eu concordo"... Vc assina um contrato de locação, de compra de carro, de empréstimo, sem ler? Creio que não. Então porque assina os contratos virtuais sem ler?

Conseguindo apenas boas informações pessoais e poucas profissionais com o Facebook, o sistema de monitoramento cria o Linkedin e passa a contar com dados profissionais profundos e o histórico profissional de mais de 1 bilhão de pessoas...

Mas pode até ser que vc afirme: "quando eu concordei, anos atrás, eu li e não tinha nada disso lá". Não se preocupe. Eu fiz a mesma coisa que você. Só que existe uma cláusula em todos estes contratos virtuais de super-serviços gratuitos que permite à empresa alterar cláusulas dos contratos quando elas bem entenderem. Google e Facebook sempre avisam aos clientes que "novas normas de privacidade em vigor" e permitem que vc saia fora ou concorde novamente. E é muito simples largar lá 4 GB de emails que vc nunca lerá novamente e ir embora. Mas ninguém vai.

"Novas normas de privacidade" significam novas normas de INVASÃO DE PRIVACIDADE. São normas a favor da empresa e dos sistemas de monitoramento e não normas a favor das pessoas. Aliás, você nunca parou para pensar porque estas coisas gigantescas são gratuitas? Nunca parou para pensar que empresa privada tem condições de oferecer 10 GB de espaço em disco para centenas de milhões de usuários? Vc consegue entender o número? É difícil mas vamos tentar.

10 GB são 10.000.000.000 de caracteres. Se a empresa tiver meros cem milhões de clientes, ela precisa ter espaço em disco para 10.000.000.000.000.000.000 de caracteres. O número é tão grande que ninguém sabe sequer pronunciar. E aí, na nossa ingenuidade achamos que dá para fazer isso tudo de graça sem ser o Estado. Que dá para fazer isso sendo empresa privada somente. Vou tentar colocar em termos mais simples: para cada cem milhões de clientes, precisa de 1 milhão de HDs de 1 Terabyte e um sistema simples para montar isso, os cabos, as fontes de alimentação as placas controladoras etc. Vc acha que isso é viável para a empresa privada ou está mais para um orçamento militar de segurança nacional?

Vc acha que uma empresa como a Google telefona lá para Seagate na Tailândia e diz: "Aí pessoal, tamos precisando de uns 50 milhões e hds de 2 tera. Quando vcs podem entregar? Dá para dar um desconto de 10%?"

Primeiro, monitoraram os emails e listas de amigos com o Gmail. Depois monitoraram informações pessoais de centenas de milhões de pessoas no Facebook. Informações estas que nenhum agente iria conseguir obter, mas que as pessoas disponibilizam para o sistema por conta própria. Depois o Face foi aprimorado para reconhecimento facial, e isto é a verdade, não mais ficção científica. Já experimentou colocar fotos de pessoas no Face? Já aparecem sugestões de nomes de quem está na foto. Muitas vezes de forma errada, muitas vezes de forma correta. E não é nenhum batalhão de agentes que cria os bancos de dados de identificação facial, mas eu, vc, e nossos amigos que "marcam" as fotos espontaneamente. Não tenha dúvidas de que o banco de dados de reconhecimento facial do Face é integrado à NSA para o controle de fronteiras americanas e identificação de suspeitos. Coisa se série de TV, mas muito real. Basta ver a velocidade com que foram identificados os dois terroristas da Maratona de Boston, que tinham perfis na rede social.

Por fim. O monitoramento mundial conta com you, com vc. Na figura abaixo temos as configurações do Google Chrome, sistema de browser utilizado por bilhões de pessoas no mundo. Na opção "privacidade", o padrão é que a caixa que permite o monitoramento esteja desmarcada. Sugiro que marque, e torça para não ser apenas um engodo. Até porque o termo "rastrear" é amplo demais para vc deixar a cargo da Google e da NSA.

Lembra do cartaz de recrutamento mais emblemático da Segunda Guerra Mundial com o coveiro Uncle Sam? "I Want You !" Hoje Uncle Sam diria "I Watch You ! "

como o google monitora sua navegação

@ José Roitberg 2013 - jornalista e historiador

Nenhum comentário: