domingo, 10 de março de 2013

Chávez Morto–Coreia do Norte à Morte

Estão acontecendo duas coisas que não fazem sentido. A primeira é o velório inicial de Chávez, num caixão fechado, coberto com a bandeira da Venezuela. Ficou largado lá no calor durante uma semana. O governo diz que vai embalsamar e expor num mausoléu aberto, caixão de vidro, estilo Lenin. Especialistas em embalsamar dizem que o processo precisa começar 12 horas após a morte. Assim sendo todos preferem não comentar o que há de fato no caixão, sendo mais provável a veracidade da foto negada pelo pelo governo, do falecido Chávez já embalsamado em dezembro do ano passado.

A segunda é o débil mental do imperador da Coreia do Norte ter anulado o tratado de não agressão de 1953. Tenho certeza de que os jovens não sabem o que foi a Guerra da Coreia então é preciso em pequeno resumo. A Segunda Guerra Mundial no Pacífico não começou com o ataque japonês a Pearl Harbour em 1942, mas muito anos antes quando o Japão invadiu a China e Península Coreana. O fascismo japonês tinha também um forte componente racial, onde japoneses eram superiores a todos os outros povos e sua população foi ensinada assim por pelo menos umas duas ou três gerações antes desta época. Não havia dúvidas.

As atrocidades de japoneses contra todos os outros asiáticos sob ocupação, a escravização, seja antes ou depois de 1942 são horríveis e nada deixam a desejar em relação aos nazistas na Europa. Há uma retribuição coreana, seja do norte, comunista, seja do sul, democrata a espera do Japão. Até hoje isso só não aconteceu pois os EUA tem forte presença militar tanto no Japão quanto na Coreia do Sul. Hoje a China está numa posição contrária à Coreia do Norte e não pretende uma guerra que pode evoluir para nuclear, ao seu lado.

A Guerra da Coreia começou com grupos comunistas centrados no norte do país, apoiados diretamente pela China, que lhes faz fronteira, atacando o Sul em junho de 1950 e tomando a capital, Seul após várias tentativas de golpe de estado.. Começou como uma revolução comunista interna. A ONU estabeleceu uma coalizão de intervenção militar para defender o Sul.

Foi uma guerra mundial localizada e é importante saber quem participou com tropas ativas de combate: pelo norte, Coreia do Norte, China, União Soviética (hospitais militares da Bulgária, Tchecoslovaquia, Hungria, Polônia, Romênia); pelo sul, Coreia do Sul, ONU, EUA, Inglaterra, Austrália, Bélgica, Canadá, França, Filipinas, Colômbia, Etiópia, Grécia, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, África do Sul, Tailândia e Turquia (hospitais militares da Dinamarca, Índia, Itália, Noruega e Suécia).

É importante notar que os norte coreanos tinham apenas 266.000 soldados, tendo recebido 26.000 soviéticos, mais uma avalanche de 1.350.000 soldados chineses. O sul mobilizou 603.000 soldados com uma participação dos EUA de 327.000 homens, Juntando tudo, foram 1.642.600 pelo norte (cerca de 500.000 mortos) e 972.214 pelo sul (cerca de 180 mil mortos). Entre a população civil da Coreia inteira foram 2,5 milhões de baixas sendo mais de 2/3 mortos e um número estimado de quase 400 mil sul coreanos sequestrados pela Coreia do Norte cujo paradeiro é basicamente ignorado. Portanto, 3 anos de mais absurda carnificina.

Quando nenhum dos lados suportava mais, foi estabelecido o pacto de não agressão que a Coreia do Norte rasgou ontem mais que publicamente. Tecnicamente, isso significa que a guerra voltou e qualquer ação de qualquer dos lados, neste momento, pode ser considerada uma atividade de guerra e será respondida.

A população da Coreia do Norte não sabe que o mundo existe. Eles são doutrinados há 60 anos, talvez possamos falar de quatro gerações, com a certeza de que que: (1) eles são a única democracia do mundo; (2) todos os países ocidentais são estados fascistas que violam os direitos humanos; (3) eles tem a economia mais forte do mundo e são tecnologicamente os mais desenvolvidos; (4) o que de básico lhes falta, comida, abrigo, saneamento, água é um exemplo do que falta em todo o mundo, sendo que ali, é o lugar onde há mais abundância; (5) os coreanos do sul e os japoneses são animais; (6) os americanos são demônios que cercam o país pelo mar e o prejudicam em tudo que for possível; (7) a morte pelo líder supremo é o desejo nacional (abertamente copiado do regime japonês fascista do século 19-20). E outras coisas que só descobriremos quando o regime cair.

A Zona Tampão entre norte e sul é a área com mais minas terrestres e fortificações do mundo. A tentativa de passar tropas para cima ou para baixo seria inicialmente fatal, mas posteriormente possível. Seul, a capital do sul, uma das cidades mais modernas e desenvolvidas do mundo, fica apenas há 50 km desta Zona. A artilharia (canhões) de longo alcance do norte podem atacar a cidade e o que há entre ela e a Zona, em instantes. Estamos falando aqui, de oficialmente divulgados, 12.000 canhões! No primeiro minuto de ataque, estas armas podem despejar uma chuva de 50.000 projéteis explosivos de grande calibre. Isso só no primeiro minuto e sem contar com aviões, mísseis etc.

Quando um maluco, o próprio Satânico Doutor No, encerra 60 anos de trégua logo após mostrar ao mundo que possui armas nucleares e ao mesmo tempo afirma que vai atacar os Estados Unidos é bom que as pessoas acreditem que qualquer coisa pode acontecer ali e os 4 a 5 milhões de vítimas da guerra de 1950-53 serão um número baixo para o que pode vir.

Para encerrar, para quem não acredita que um regime possa mentir durante 60 anos para sua população, vou citar um texto de Miriam Halfim publicado no Nosso Jornal de uns 15 dias atrás. Anos antes ela foi à Cuba para um congresso da área dela. Disse que carne era só de frango e só no hotel. Um dia não teve o frango algum e ela questionou o gerente do hotel que lhe respondeu com toda a certeza da verdade do mundo: "Os americanos afundaram o navio que trazia os frangos." Nunca se esqueça disto quando pensar em Cuba, em Cháves e em Coreia do Norte.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: