quarta-feira, 9 de março de 2011

Qual o melhor formato de vídeos os tablets?

Qual o melhor formato de vídeos para assistir nos tablets? É quase um mistério. O que é padrão para o iPad não é padrão para o Nook. O que é padrão num player de Android, não é em outros tablets com Android. Então existe um denominador comum?

Estamos falando de tablets com telas de led coloridas e não eInk p&b.

O denominador comum é MP4. Mas "mp4" hoje é um conteiner, uma embalagem, como o "avi" e pode-se enfiar dezenas de formatos e combinações lá para dentro. A maioria não vai tocar. Inclusive, pode-se colocar mp4 dentro de um arquivo ".avi", como no caso do DivX e Xvid.

Se vc não quiser muita chateação e não fizer questão de muita qualidade, use um perfil para o iPod (não é para o iPad) se vc tiver tablet com android. É provável que vc termine com um arquivo m4v e não mp4, mas que são a mesma coisa. Todos os programas de conversão que tenho visto possuem perfis para o iPad, portanto, não há dúvida aí. Mas fique sabendo que hoje, um vídeo fechado com perfis mp4 para iPad não rodam nos tablets com Android.

Entre os programas de conversão sempre há algum que se destaca em algum momento do tempo. Atualmente é o Xvid4PSP que como o nome deixa claro, é para criar vídeos Xvid (mp4) para (4-for) o Play Station. Mas vc tem um tablet! Use esse programa mesmo pois ele converte para tudo e de tudo o que vc possa imaginar, inclusive de FLV (YouTube e outros) para MP4. Também possui um perfil excelente para converter vídeos para o YouTube. Ótimo, estamos chegando a algum lugar.


O Xvid4PSP é muito veloz, principalmente nos core 2 quad para cima. Funciona no Win 7/Vista SP2/XP SP3 sem problemas. Neste momento estou convertendo vários que originalmente são MSMPEG4V3 512x384 c/áudio mp3, para o que indico abaixo e a velocidade está entre 250 e 310 frames por segundo o que é cerca de 12:1 - muito rápido mesmo.

O perfil que se mostrou o mais adequado é FORMATO: M4V, VIDEO MPEG4 1800 kbps, ÁUDIO AAC-LC 128kbps stereo.

Isso dá cerca de 650 MB por hora de vídeo, e a qualidade é excelente. Na minha opinião, não vale a pena optar por baixa qualidade, pois memória é o que há de mais barato hoje em dia.

Variando os kbps do vídeo, se reduz ou aumento qualidade e tamanho do arquivo. Por exemplo, com 1200 kbps, cai para 450 MB por hora e vc começa a ter umas irrgularidade das áreas escuras chapadas.

Com o Xvid4PSP (é gratuito) vc tem que mexer e ver no que dá. Para tocar nos tablets vc não deve usar nenhum filtro de vídeo do programa, pois assim, o tamanho da imagem será mantido como no original e a proporção também. Ser for um FLV widescreen, por exemplo, vc terá um m4v wide perfeito. O player dos tablets, sejam Android ou Apple são muito eficientes e uma imagem de 480 pixels ou 512 pixels de lado maior será ampliada com excelente qualidade. Não precisa ser 720 pixels. Mas não mexa nisso. Deixe no original pois vc só tem a ganhar.

E como arquivar? Eu sugiro dois arquivos. Num você guarda o vídeo original baixado e em outro vc vai guardando seu mp4. Assim você vai formando uma biblioteca. Tenha em mente que os vídeos, por serem muito grandes, entram e saem do seu tablet o tempo todo. Eles não vão morar lá dentro, como as músicas de seu mp3 player, pelo menos por muito tempo ainda.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: