quarta-feira, 30 de junho de 2010

Para que serve um bloqueio?

Serve para um grupo com mais poder se sobrepor a outro grupo com menos poder.

Os bloqueios modernos vem da técnica de "sítio" bem conhecida e antiga na história do humanidade. Vivendo em cidades muradas ou fortificadas, os habitantes eram sitiados por tropas inimigas, podendo ser atacados ou não. As tropas esperavam o desgaste psicológico e físico dos sitiados que deveriam contar com suas reservas de água, alimentos e combustíveis. Quando acabassem a batalha estava perdida. Bem sempre os sítios venceram as defesas. Por vezes o desgaste das tropas sitiantes era maior que a capacidade de suprimento e resistência dos sitiados.

Dentro da história judaica temos vários exemplos de sítio, sendo os mais conhecidos o de Jericó quando o sítio feito por nós venceu e o de Massada quando a resistência feita por nós perdeu. Dentro deste contexto podemos chamar a destruição do Gueto de Varsóvia também como uma forma de sítio: perdemos esta também.

Bloqueios modernos e sanções comerciais são impostos por superpotências por definições políticas e não técnicas. Os resultados podem ser medidos a longo prazo e são muito ruins. Por acaso estariam os regimes da Coréia do Norte e Cuba ainda no poder se não fossem os sítios econômicos? Por acaso os regimes comunistas não sitiados não caíram um após o outro, inclusive o mais fechado de todos cujo sítio era ao contrário, a Albânia?

Os sítios e bloqueios levam países e grupos a se fecharem, a consolidar aliados, a ter estratégias para romper bloqueios, a ter apoio e organização interna e externa, a criar serviços de informações e operações no exterior, criar campanhas de propaganda contra quem os bloqueia, criar o status de vítima permanente de agressão etc.

Colocar um novo país, o Irã sob bloqueio é repetir o que já foi feito de forma fracassada em outros países. O bloqueio impede e livre trânsito de pessoas, inclusive para fiscalizar e dá autoridade para o bloqueado de negar a entrada.

Alguém consegue ver Cuba não tendo se desenvolvido tecnologicamente nas áreas que escolheu se desenvolver devido ao bloqueio? Por acaso Cuba deixou de enviar pilotos e soldados para a Síria na Guerra do Iom Kippur e para a Angola lutar contra o governo colonial português, porque estava sob bloqueio? Havia uma realidade diferente neste caso: enquanto uma superpotência bloqueva, outra sustentava o país, pois os EUA não podiam bloquear nada da União Soviética.

Alguém vê uma Coréia do Norte sem armamento nuclear e um exército poderosíssimo devido ao bloqueio? Lhes faltou aço? Alumínio? Cobre? Petróleo? Plásticos? Insumos para pólvora e explosivos? É claro que não.

Então para que servem em realidade os bloqueios senão para manter ditadores no poder mobilizando suas massas contra um "inimigo imperialista mundial que o sacrifica diariamente" enquanto para o círculo do poder nada falta?

Israel não quer que material que possa ser usado para a fabricação de armas e explosivos entre em Gaza. Então que aumente a divulgação da lista e diga que qualquer um que quiser mandar as coisas da lista para lá pode fazer. Haverá uma inspeção de alfândega como em qualquer lugar do mundo e o que não puder entrar será apreendido e pronto.

Por acaso nosso governo brasileiro durante décadas não instituiu um bloqueio fortíssimo às mercadorias estrangeiras para nós, o povo? Qual foi o resultado prático? Faltavam importados? Contrabando aberto com anúncio em jornal gerando toda uma corrente de ilegalidade e corrupção até o governo perceber que é muito mais simples cobrar impostos de importação do que correr atrás de contrabandistas e corruptos.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: