quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Software gratuito igual ao Photoshop?

Para quem está acostumado com o Photoshop é complicado procurar um software semelhante ao Photoshop e gratuito. Também é inviável tentar comprar um Photoshop para usar em casa ou no seu trabalho (se não for da área gráfica). O preço é absurdamente alto e ele pode custar no Brasil o equivalente a dois computadores quadra core parrudos completos. É uma vergonha.

E mais vergonha ainda é o fato não poder comprar apenas o Photoshop e ser obrigado a pagar por uma enorme e pesada suite.

Mas pior que isso é não haver a possibilidade de um mercado para software usado. Estes fabricantes todos MULTIBILIONÁRIOS e que ficam atrás do pirata que vende por 10 reais seu produto com preço de loja de 5.000,00 - não tem o mínimo interesse em que possa haver a comercialização de software de segunda mão. Por exemplo. Alguém da área gráfica muda para a versão CS4 do PS. E aí? O que faz com a CS3 e talvez com a CS2, CS e outras anteriores pelas quais pagou uma fortuna?

As empresas de software não permitem que o "registro" do produto mude de mãos, mesmo que o usuário registrado não vá mais usar o programa. Se houvese um mercado de software usado certamente muitas pessoas prefeririam um original usado de uma ou duas gerações atrás a um pirata da geração atual.

Testei várias alternativas freeware ao Photoshop e confesso que me decepcionei muito. Até encontrar o Paint.NET, com versões para os Windows, Mac e Linux. Comecei a usar e achei uma porcaria. As correções de cor não eram precisas, não havia o hoje fundamental controle shadow/higlight e a seleção pela varinha mágica é deplorável.

Aí veio uma atualização para a versão atual, a 3.51.3610.35022 e o programa progrediu muito. A interface melhorou, a varinha mágica mudou mas as áreas que ela seleciona ainda são bem ruins em relação ao Photoshop. Ficava ainda o problema das correções de cor. Então percebi que havia uma mercado enorme para plugins gratuitos para o Paint.NET que se acessa de dentro do próprio programa. É necessário um rápido registro no forum deles para poder baixar os plugins.

Então, meu amigo, tudo mudou. Coisas de software livre. Baixe e instale Advanced Tools by LFC, rawreader_bin_0.9 (se vc usar fotos RAW na máquna digital) e o tanel_pluginpack_20091102.

Estes 3 pacotes mudam completamente o que o Paint.NET pode fazer e a capacidade de correção de cor, a velocidade e precisão com que ela é aplica é melhor que a do Photoshop CS3, última versão que usei.

Para corrigir fotos, cortar e alterar dimensões é excelente. Para selecionar áreas é muito ruim. Mas a maioria das pessoas precisa mesmo corrigir fotos.

Abs,
José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: