quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Apple Nazista? Ou Apple Burra?

Há uma verdadeira guerra para incluir na loja oficial Apple Store um aplicativo que possa ser baixado pelo iTunes para iPhone. Recentemente a Apple Store recusou a entrada de um Guia Para iPhone, algo para ensinar as pessoas a usar melhor o aparelho.

No início de novembro a Apple Store aprovou nada menos que a versão em espanhol no Mein Kampf, Minha Luta de Hitler, com tela de abertura com suástica e tudo (veja na imagem retirada do site oficial de vendas).

O livro completo em espanhol pode ser baixado para o telefone por apenas 1.99 e tem "dono", é o tal de Ricardo Reyes.

Agora, a Apple enche o saco de todo mundo com a questão de direitos autorais mas não vê problema em vender abertamente o Mi Lucha que viola os direitos autorais, atualmente em poder do Estado da Bavária na Alemanha, que por sua vez, novamente, usando um termo bem correto para o assunto, caga e anda para quem publica o Mein Kampf sem autorização.

Para ficar bem claro, o Estado da Bavária nunca deu autorização de publicação para ninguém. O Mein Kampf está protegido pelas leis internacionais de direitos autorais, mas o Estado da Bavária é permissivo e não processa ninguém, o que praticamente libera para qualquer racista de plantão não só publicação do livro, como torná-lo uma fonte de renda pessoal, como no caos de Reyes.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: