sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama vence o Nobel da Paz contra 204 concorrentes !!! Mas por que?

É um BBB rápido que sempre acompanho. Ao serem anunciados, ficamos sabendo de feitos tecnológicos e da medicina que sequer sabíamos ter existido. Este ano, desde o primeiro anúncio fiquei com minhas orelhas em pé. Não as de burro...

Um atrás do outro surgiram nomes autores de feitos espetaculares, nomeados na época deles e simplesmente desprezados e esquecidos. Note que a maioria desenvolveu coisas nos anos 1960 que definem nossa vida hoje. Eram pessoas só 50 anos a frente do resto da humanidade e os julgadores do prêmio acharam bobagem na época e fizeram justiça agora. Ainda bem que todos os estão vivos e espero que recebendo royaltes pelas suas incríveis descobertas e projetos.

Mas aí temos um problema: nada se fez nestes últimos dois anos digno de nota? Que coisa...

Mas aí temos uma surpresa: Obama Nobel da Paz... Que sejam condescendentes comigo e apliquem a sua apregoada liberdade de imprensa e não me neguem o visto americano se eu vier a pedir, mas o que ele fez? Venceu uma eleição presidencial, prometeu um monte de coisas que não conseguiu cumprir ainda, não aderiu ao Protocolo de Kioto, mantém corretamente (em minha honesta opinião) a pressão sobre Iraque, Afeganistão, Al-Qaeda e Irã. Só discordo com o embargo a Cuba que ele mantém sem entender que Cuba é mercado e fonte de etanol e para acabar com o regime fidel ao ditador comunista, basta terminar o embargo que o capitalismo assume o controle.

O que Obama fez para ser igualado aos outros vencedores? Ações humanitárias relevantes? Acordos de paz? Mediação de conflitos? Luta por direitos civis e contra o racismo e a segregação? Não fez nada disso. Apenas enfiou centenas de bilhões de dólares em empresas americanas para estancar o pús das bolhas pútridas da economia norte-americana e até agora apenas com um sucesso parcial.

Então nos resta neste surpreendente ano Nobel ver se o comitê tinha alternativa. Sabe quantos indicados ao prêmio da paz havia? 205, divididos em 172 indivíduos e 35 organizações. Cá para nós, um abuso. Então vamos ver quem estava concorrendo com Obama. A lista está abaixo:

Não viu? Não achou a lista? Bem, no meu blog ela só vai aparecer se algum descendente meu continuar com o blog, pois a política IMBECIL da comissão do Nobel é manter a lista em sigilo por 50 anos. Acha que estou maluco? É isso mesmo. Hoje só estão disponíveis as listas de 1901 a 1956. Eles não respeitam nem seu própria regra e de 1957 a 1959 ainda não foram divulgadas.

Portanto, nem OBAMA vai saber com quem ele concorreu e alguém certamente nem você nem eu ficaremos sabendo. Basta esperar até 2059... Deve ser perigosíssima a divulgação destas listas.

Que obabaquice...

por José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: