segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Convergência na WEB - de rádio para TV

Estou observando este movimento e participando do reerguimento de uma rádio no RJ, a Rádio Livre AM 1440, fundada em 1940. Ela, como outras falidas, como a Mundial, estão se reerguendo e trazendo o AM para uma nova realidade. Como o governo nunca permitiu o AM-Stereo no Brasil, que traria uma qualidade espetacular e grande alcance e como rádio por satélite (XM) não tem previsão para funcionar aqui, o movimento, bem marcado pela Mundial é claro: a rádio AM está indo para a internet.

E vai para a web com qualidade de áudio perfeita. E vai para web com vídeo! Isso mesmo. Algumas rádios tem webcams e pela web vc pode "assistir" um programa, exigindo mudanças em termos de estúdio, roupa e comportamento dos profissionais. Também é possível colocar conteúdo de TV, profissional ou não, em streaming de rádio. Deixando claro: posso pegar uma entrevista de TV e quem tiver rádio ouve, quem tiver internet assiste. Outras estão com câmeras profissionais.

O uso de computador conectado para dar notícias ao vivo ou até pesquisar na hora temas e dados durante programas de debates está consolidado em todo o lugar, bem como a leitura de emails do ouvinte e a criação de blogs dos radialistas. Ou seja, um pacotão completo, moderno, barato, que está trazendo os bons profissionais, o pessoal das antigas que possui conteúdo para debater, de volta a ativa.

Tem um exemplo aqui - http://www.radiomundial.com.br/aovivo/ essa é a de SP, só áudio, mas muito boa.

http://www.mundial.am.br/ essa aqui é a do RJ, dando show - e há publicidade só para a web. Clips musicais costumam ser ilustrados com imagens no RJ. Vale a pena conferir e compreender este novo processo.

Abs plugados,
Roitberg

Nenhum comentário: