sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sua edição em vídeo está lenta? Anti-Virus

sony vegas adobe premiere avid liquid media composer movie maker fina cut

Na boa? Os anti-vírus são um lixo. Imagine se vc deixou seu programa no default, padrão, e ele está vasculhando todos os arquivos ao abrir e fechar? Isso significa scanear os temporários de renderização, os arquivos finais editados etc. Para que? Seu software de edição vai introduzir um vírus num arquivo avi que vc está gerando? Claro que não.

Então a primeira coisa que vc tem que fazer com AVG, Avast, Norto, Macafee ou qualquer outro anti-virus é entender onde nas configurações avançadas fica a aba EXCEÇÕES / EXCEPTIONS. Nas aba vc vai poder dizer oa programa quais diretórios ele NÃO DEVE SCANEAR.

Antes de implementar isto você deve perder um tempo e mandar seu anti-vírus varrer TODOS os arquivos do computador, só apra ter certeza.

Na lista de exceções, coloque o diretório "arquivos de programas" ou o que vc usar. Pronto. Todos os programas vão abrir muito mais rápido, pois oa anti-vírus varrem por padrão cada programa que for aberto, cada biblioteca de comandos, extensões, enfim tudo. Se vc não quiser usar esse expediente para todos os programas, então crie uma entrada de exceção para cada pasta de programa que vc queira abrir mais rápido.

Se vc coloca seus vídeos na pasta "meus vídeos", crie uma regra de exceção para ela também. E mais uma regra para as pastas que os programas de edição usam para seus rascunhos e renderização. Vc vai ver que tudo vai rodar muito mais rápido.

A única pasta que vc não deve excluir é a pasta raiz "C:" senão vc exclui tudo e as pastas "system" e "system32", onde os vermes preferem atacar.

A forma correta para uma ilha de edição é não estar conectada na Internet. Isso retira da memória um monte de programas e serviços que atrasam o funcionamento. Por vezes as coisas ficam lentas pelo computador estar baixando atualizações automáticas, coisa que vc não quer. Mas isso é cada vez menos óbvio.

Em algumas empresas de edição encontrei servidores que se conectam à Internet e as ilhas que se conectam ao servidor central, mas que não tem acesso à Internet. É outra forma segura. Vc senta numa máquina a parte para baixar o que for preciso de forma segura, salva no diretório de sua ilha e lá da ilha usa o material.

O correto é uma ilha de edição não usar anti-vírus, anti-spyware, nada disso. O computador deve ser o mais limpo e puro para a função possível.

Agora, cuidado com as pen-drives de clientes que podem vir com vírus...

Nenhum comentário: