quinta-feira, 22 de maio de 2008

Como abrir arquivo .daa

Está cada vez mais frequente encontrar arquivos com a extensão ".daa" tanto através de Isohunts como de Rapishare. A maioria das pessoas foge deles achando que vai dar problema. Mas ".daa" é apenas uma extensão recente de ISOs, que são imagens montadas do conteúdo de um CD ou DVD. Como quase ninguém também entende o que são as ISOs e sua importância para envio de conteúdo gravável pela web, não espero que compreendam direito os .daa também.

Basta saber que funciona.

Mas o que vc precisa saber é que basta instalar um conversor/queimador deste formato (há pelo menos mais uns 20 além do ISO padrão) clicar em cima de seu .daa e simplesmente mandar gravar, seja em CD ou DVD, dependendo do tamanho do arquivo (o programa diz para vc qual será o tamanho final).

Note que mesmo um arquivo de 300 ou 500 MB pode ser gravado tranquilamente num DVD. Minha opinião pessoal é de que se deve abandonar os CDs, pois há DVDs de 16x a 70 centavos por aí e a velocidade de gravação e leitura são muito superiores aos ultrapassados CDs.

Bem, o programa que está sendo mais indicado e simples para lidar com .daa, .iso e um monte de outras extensões de imagens (inclusive .nrg do Nero) é o PowerISO. Ao instalar, desative o "virtual drive" no lado direito superior se vc não quiser criar um drive virtual em seu HD. Depois pode mudar isso a vontade nas configurações.

O programa se instalou em português, com bela tradução sem nem perguntar se queria. Parece ser muito bem feito e eficiente.

O primeiro .daa que mandei queimar tinha uns 360MB e o PowerISO nem perguntou se deveria gravar com compatibilidade máxima em DVD, que é gravar no mínimo 1GB: fez isso sozinho, o que é exatamente o que deveria fazer.

Nenhum comentário: